Bons amigos

Lúcio Cesar Menezes

Foto LM

Uma das melhores formas de evitar que seus filhos sejam dominados por vícios ou hábitos indesejados é criando um bom relacionamento de amizade com eles. A confiança em pais amigos é maior e dá oportunidades para que os problemas sejam resolvidos logo no início. Brincar, conversar, sair juntos para o cinema, ler estórias na hora de dormir são alguns exemplos de como criar vínculos permanentes. É preciso participar dos momentos alegres. Evite, a todo custo, ser pai ou mãe apenas nos momentos de brigar, de exigir, de cobrar resultados na escola. Seja pai ou mãe antes – cultivando um ambiente alegre em casa e dando todo apoio possível aos filhos.

Amigos se preocupam. Fique atento ao seu filho, perceba suas necessidades, seus medos, suas ansiedades. Aprenda a captar os sinais mais simples de que ele precisa de ajuda, de carinho, de uma palavra de incentivo. Acordou triste? Ajude-o a se alegrar. Acordou nervoso? Acalme-o com carinho.

Amigos têm paciência. Nem sempre as coisas saem no tempo e do jeito que gostamos. Cuidado para não se tornar um “reclamão”, alguém que só vê o lado negativo, os atrasos e as mancadas. Você é o adulto, é mais maduro, pense e prepare-se para ajudar seus filhos a errarem menos, a serem mais pontuais, mais responsáveis. Ensine com calma, sem perder o controle das emoções.

Amigos falam coisas boas um do outro. Há tantas habilidades e qualidades a serem realçadas nos filhos! É uma pena que muitos pais só saibam falar do que há de ruim, de errado. Concentram-se tanto em querer filhos perfeitos que não percebem a jóia preciosa que são. Olhe para seus filhos com olhos de alegria, valorize a vida deles, suas qualidades e valores. Elogie todo dia sem medo, deixando claro que é um prazer ter filhos e é muito bom vê-los crescendo e vencendo novos desafios.

Filhos que têm os pais como amigos são capazes de abrir o coração para eles. Compartilham sua vida e confiam que a ajuda dos pais será decisiva. Não têm medo de serem ironizados ou ridicularizados, sabem que podem contar com a discrição e com o respeito dos pais mesmo nos assuntos mais simples.

Pais que são amigos dos filhos podem ensinar com mais tranqüilidade, com mais consistência e com mais eficiência. Pais amigos encontram corações e mentes abertas para introduzir e consolidar os melhores valores espirituais e éticos da palavra de Deus.

Nossos filhos merecem pais amigos, interessados no melhor para eles. Nada melhor do que os melhores amigos estarem em casa – pais, filhos e irmãos!

Anúncios
Esse post foi publicado em Familia, Filhos e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s