Sucesso Instantâneo

Por Robert J. Tamasy

Já reparou na fascinação que muitos nutrem pelo“sucesso instantâneo” – aqueleindivíduo que, de repente,alcança fama e notoriedade através de uma realização notável? Isso é mais freqüente no mundo de entretenimento e de esportes, onde cantores ou grupos musicaisinvadem a consciência pública com músicas de sucesso, atores são aclamados pela crítica por suas performances em filmes ou na TV e atletas atingem “status” de estrelas pelo nível de excelência em sua modalidade de competição.

“Sucesso instantâneo”também ocorre no mundo profissional e empresarial, através de um empreendedor diligente, que de uma idéia inovadora faz uma empresa de milhões de dólares; um executivo em ascensão que assume a liderança de uma grande empresa e se tornamanchete em todas as publicações de negócios, ou um escritor que se torna famoso pelo seu brilhante livro sobre estratégias de mercado.Você gostaria de ser como uma dessas pessoas?

A ironia do “sucesso instantâneo” é que ele demora para acontecer. CEO’s hoje renomados, batalharam por décadas na obscuridade, antes de ascenderem ao topo de suas empresas.Oradores e conferencistas populares e líderes de seminários investiram grande parte de suas vidas para adquirir a experiência e o conhecimento que hoje fazem seu trabalho tão requisitado.Os maiores executivos de vendas gastaram anos forjando suas habilidades no fogo de tentativas e erros, sucessos e fracassos.

No livro de Provérbios, na Bíblia, vemos que se existe um segredo para “sucesso instantâneo” ele se chama “determinação”, “trabalho persistente” e “prontidão para agir e maximizar oportunidades”.

. Não demore para agir.Em muitos casos, senso de oportunidade é tudo.Deixar de agir diante de oportunidades promissoras e no tempo certo, pode resultar em perdas que jamais serão recuperadas.“Aquele que faz a colheita no verão é filho sensato, mas aquele que dorme durante a ceifa é filho que causa vergonha”(Provérbios 10.5).

. Recompensas são para diligentes, não para sonhadores.Visão e imaginação são características valiosas no mundo de negócios, mas responsabilidades imediatas devem ter precedência sobre possibilidades futuras. “Quem trabalha a sua terra terá fartura de alimento, mas quem vai atrás de fantasias não tem juízo”(Provérbios 12.11).

. Esforço determinado produz retorno seguro.O indivíduo ávido por “sucesso instantâneo” tentará qualquer atalho para atingi-lo, mas o trabalho duro e a determinação remuneram generosamente no longo prazo.“O dinheiro ganho com desonestidade diminuirá, mas quem o ajunta aos poucos terá cada vez mais”(Provérbios 13.11).

. A preguiça colhe sua própria recompensa – nada.Um velho ditado diz:“Colhemos o que semeamos”.Alguns caem na armadilha de esperar abundantes recompensas materiais e profissionais, sem gastar tempo e esforço necessários para conquistá-las.“O preguiçoso deseja e nada consegue, mas os desejos do diligente são amplamente satisfeitos”(Provérbios 13.4).

Anúncios
Esse post foi publicado em Liderança. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s