Rotina

A rotina é a inimiga número um do casamento. Esta é uma afirmação freqüente em qualquer bate-papo sobre relacionamentos. Junte alguns casais em uma sala e logo haverá reclamação contra a mesmice do dia-a-dia.
E, cá entre nós, não há casal que não tenha passado por algum período mais árido, frio, rotineiro.
Essas fases são terríveis. Parece que o casal não está nem mais casado – são estranhos vivendo na mesma casa. Há quem fale até que, em muitos casos, já se estabeleceu um “divórcio invisível”.
Sair da armadilha da rotina exige determinação e disciplina. Na verdade, se você não agir, a tendência é que a vida seja levada pela rotina, pela repetição, pela acomodação e falta de criatividade.
Veja um dia típico e entenda porque a rotina pode levar a um esfriamento perigo do relacionamento.
De segunda a sexta você acorda 6h, acorda dos filhos, confere deveres e agendas, lancha correndo e sai apressado para não perder a hora às 7h. Após enfrentar o trânsito chega ao trabalho. Ao meio dia pega as crianças na escola e, no intervalo de 1h e 30m, almoça e já sai para levar as crianças para aulas de inglês ou outra coisa qualquer. Trabalha até as 7h e chega em casa por volta de 7h40m. Lancha, ajuda os filhos com os deveres, toma um banho e, entregue ao cansaço, não vê a hora de dormir. E há dias piores que este…
Nesse ritmo não sobra tempo para namorar, conversar, rir um com o outro. Só se trata de problemas e quase não há contato íntimo. Os dias vão passando e o casal fica cada vez mais distante.
Nesse clima de frieza e afastamento não há relacionamento que fique bem.
As baterias emocionais estão descarregadas e a tolerância aos erros ou dificuldades do cônjuge está esgotada. Qualquer coisa é motivo para brigas, troca de acusações, reclamações. Todo mundo fica impaciente, nervoso, irritado.
O interessante é que todo mundo reclama da rotina e da falta de criatividade, mas não faz nada de prático para mudar a situação. Parece esperar por uma mudança “milagrosa”, algo que caia do céu no colo do casal. Nada feito, não é assim que funciona!
A saída é simples, embora exija coragem e determinação.
Invista tempo e disposição para melhorar o clima no casamento. Volte a namorar – beijos, abraços, muita conversa, presentes, passeios, cinema, diversão.
Coragem para recomeçar a namorar mesmo que o clima ainda não esteja bom, coragem para buscar o contato e a intimidade mesmo cansados. Coragem para demonstrar carinho e interesse pelo outro mesmo se não estiver “sentindo vontade” naquela hora.
Determinação para buscar um resultado mesmo sem ver uma solução tão próxima. Determinação para não desistir, não abrir mão do direito de viver um casamento com qualidade, com alegria e satisfação mútua.
Mexa-se: marque logo uma saída para conversar, sem os filhos, preparando-se para uma noite de namoro e muito mais.
Deixe de lado o comodismo e aumente suas chances de ser feliz.

Anúncios
Esse post foi publicado em Familia. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Rotina

  1. Ney Lacerda disse:

    Muito bom o texto e uma excelente reflexão para os dias atuais…casamento é um investimento, todavia difernete daqueles cuja expectativa é um retorno positivo para quem investe… o investimento no casamento tem que partir do pressuposto de que o retorno deve ser sempre para o outro …o nome disto é conquista! creio que quando nos desvencilhamos deste propósito egoista descobrimos uma nova fonte da felicidade, na qual beber se torna necessário, essencial e milagrosamente benéfica… Investir no casamento é uma dádiva…por isso devemos namorar, separar um tempo a sós, pelo menos por semana e investir na celebração incodicional dos momentos felizes (te amo…vc está linda…como é bom estar contigo…vc é demais…obrigado por me fazer feliz…vc é minha inspiração!!! fazem toda a diferença) é isso ai…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s