Famílias consistentes: pontos fortes

São muitas as pressões da vida moderna sobre a família. Muitos lares são desfeitos por não suportarem a pressão e sucumbirem diante das dificuldades.

Mas há, também, as famílias que superam os problemas e se tornam mais fortes diante da pressão. Pesquisas efetuadas nos Estados Unidos indicam as principais formas de enfrentar os problemas sem perder o relacionamento.

Segundo a pesquisa, o primeiro ponto forte encontrado é a presença de carinho e valorização. Os laços se fortalecem quando há elogios e cuidado recíproco no lar. Mesmo quando determinados membros da família erram com mais freqüência, a valorização do outro como pessoa ajuda a superar as diferenças. Segundo o autor, a capacidade de observar e destacar os pontos positivos do outro faz parte de famílias fortes. O carinho e a valorização florescem, por outro lado, em famílias que priorizam o tempo de estarem reunidas – almoçando, brincando, estudando, passeando ou trabalhando. O contato físico é importante também, pois o carinho expressa concretamente a valorização do outro. Abraços, cafunés, beijos, cheiros, serão sempre lembrados quando os filhos crescerem e envelhecerem.

O segundo ponto forte é compromisso, onde todos se esforçam para superar os obstáculos para permanecerem juntos e com alegria. É a forma de adquirir força para vencer a pressão externa.

O terceiro ponto forte trata da comunicação. Uns falam com os outros. Há diálogo. Há disposição para escutar e compreender as necessidades dos outros. Às vezes há muita pressa em falar tudo que se quer. Entretanto, numa família forte há também muito desejo de ouvir o que os outros têm a dizer. Dê uma olhada em outros números do ReVendo (nº 02, nº 06, nº 08, nº 33, entre outros) e lembre de algumas dicas para melhorar a comunicação em sua família.

Finalmente para hoje, o quarto ponto forte seria a flexibilidade e adaptação à mudança. Hábitos e rotinas fazem parte de qualquer família. É até uma forma de proteção, na medida em que permite que todos se sintam seguros e tranqüilos diante do modo como as coisas acontecem com previsibilidade. Entretanto, haverá sempre a hora de mudar, de alterar rotinas, de enfrentar o desconhecido. Nestas horas é que as diferenças de opinião e de visão do mundo se tornarão mais claras (e difíceis de lidar!). Famílias fortes aprendem a se adaptar a novos tempos, a novos desafios. Crianças crescem, ficam adolescentes, começam a namorar, empregos são perdidos, concursos aparecem, familiares se mudam ou morrem. As possibilidades de mudanças no ritmo da vida familiar são ilimitadas. Se não houver flexibilidade a família “quebra”.

Diante dos exemplos acima, quais os pontos que precisam ser fortalecidos em sua família? Onde vocês já estão bem?

As crises afetam a todas as famílias, sem privilégio nenhum. A forma de lidar com as dificuldades é que variam. Escolha investir em pontos forte na sua família para que ela prossiga e se mantenha firme.

 

Anúncios
Esse post foi publicado em Familia. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s